Por que sua empresa precisa de um site responsivo?

Um site responsivo é capaz de proporcionar muitas vantagens para sua empresa e permitir que ela alcance melhores resultados frente aos concorrentes.

Apesar de ser um tema de muita importância, ainda há diversas empresas que não fazem a mínima do porquê ter um site que seja responsivo.

Foi pensando nisso que resolvi trazer esse artigo mostrando porque a sua empresa precisa de um site responsivo, deixando claro os motivos para fazer essa transformação no site da sua empresa.

Você sabe o que é site responsivo?

A primeira coisa que preciso mostrar aqui é o que significa um site responsivo, algo que ainda gera muitas dúvidas.

Um site com design responsivo é aquele que dimensiona o seu conteúdo e os elementos que o compõem de forma automática ao tamanho da tela no qual ele é visualizado pelo usuário.

Isso é algo importante porque evita que as imagens acabem sendo bem maiores do que a tela de visualização, impedindo que ela seja feita corretamente e afetando a experiência do usuário.

Nos dias de hoje, nos quais os usuários na internet utilizam cada vez mais os smartphones e outros dispositivos móveis, um site que adeque-se a tela diferentes é essencial para qualquer empresa.

Números sobre o uso de smartphones no Brasil

Se você ainda pergunta-se o porquê de um site responsivo ser tão importante para sua empresa, basta analisar os números relativos ao uso de smartphones aqui no Brasil.

O Brasil é, hoje, o 5º maior mercado do mundo em número de smartphones, segundo uma pesquisa do Gartner.

O número total de smartphones no país é maior do que 234 milhões, ou seja, há mais celulares do que pessoas aqui no Brasil, algo impressionante.

Com cada vez mais pessoas usando smartphones, não ter um site que seja responsivo significa ficar para trás em meio a tantos concorrentes.

Qual a principal diferença entre site mobile e site responsivo?

Quando você desenvolve um site e vai configurá-lo para que ele seja exibido nos dispositivos móveis, como celulares e tablets, é possível escolher entre duas opções: o site responsivo e o site mobile.

A maioria das pessoas ainda acredita que trata-se da mesma coisa, mas elas são diferentes. Você sabe qual a diferença entre as duas opções?

O site que é responsivo muda de acordo com o tamanho da tela no qual ele é exibido, por meio de imagens responsivas, de uma grade que é dinâmica e uma tipografia que adapta-se a qualquer tipo de resolução.

Portanto, o conteúdo é então ajustado de maneira elegante sempre que o tamanho da tela onde ele é exibido modifica-se.

Por outro lado, o site mobile tem um design que é otimizado para os dispositivos móveis e funciona sempre da mesma forma, não importa qual seja a tela na qual é exibido.

O site mobile, portanto, nada mais é do que uma versão móvel do seu site, permanecendo sem mudanças de acordo com o tamanho da tela.

Qual a melhor opção para sua empresa?

Então, depois de explicada a diferença entre as duas opções, nada mais comum do que surgir a dúvida: qual é a melhor opção para usar no site da sua empresa?

A resposta é: depende de vários fatores, como da sua própria empresa, de qual é o seu público-alvo e dos seus objetivos dentro do marketing.

Há três perguntas que você pode responder para escolher qual é a melhor opção para o site da sua empresa:

  • Qual é o objetivo do seu site?
  • O que os visitantes do seu site farão dentro dele?
  • Quais são os dispositivos mais usados pelo seu público-alvo para fazer buscas na internet?

E os termos mobile friendly, mobile first, AMP (Google) e design responsivo o que significam?

Além de entender o que é site mobile e site responsivo, ainda há outros termos que precisam ser compreendidos para um entendimento mais amplo do assunto.

A seguir, você verá uma lista explicando o que é:

  • Mobile friendly: é quando um site é adaptado para ser usado em dispositivos móveis, podendo ser acessado e navegado facilmente através deles
  • Mobile first: trata-se da criação de sites primeiro nos dispositivos móveis, para só depois realizar as adaptações para uso em desktops e em outros tipos de plataformas, indo no caminho contrário do que acontece de forma geral
  • AMP (Google): significa Accelerated Mobile Pages, ou páginas aceleradas para dispositivos móveis, que são aquelas que estão otimizadas para que haja um carregamento de forma simples e praticamente instantâneo quando elas são acessadas por meio dos dispositivos móveis
  • Design responsivo: é quando uma página da internet pode ser acessada através do uso de qualquer dispositivo, não importa qual seja o tamanho e a resolução da tela, como smartphones e tablets

7 Motivos para seu site ser responsivo

Agora irei mostrar a você alguns motivos pelos quais o seu site deve ser responsivo, deixando claro então as vantagens dele para sua empresa.

Acompanhe!

1- Custo X Benefício

O custo-benefício está entre um dos maiores motivos de ter um site responsivo, ao invés de manter sites de forma separado para um público que use dispositivos móveis e outro que não os utilize, o que gera altos custos.

Com um site que tenha um design responsivo, você vai conseguir economizar bastante, sem precisar pagar por um site que seja móvel, e ainda obterá diversos benefícios em termos de aumento de tráfego e conversões em vendas.

2 – Flexibilidade

Um site que tem um design responsivo é muito mais flexível, o que significa que é possível fazer mudanças que sejam rápidas e bem fáceis.

Não há, então, a preocupação de realizar alterações diferentes em dois sites distintos, pois tudo pode ser feito apenas em um único site e somente uma vez.

3- Melhor experiência do usuário (UX)

A experiência do usuário no site é muito importante para qualquer empresa, pois permite que as pessoas voltem até ele, o que vai ser mais fácil de convencê-las e conseguir gerar mais vendas.

Se uma pessoa visita o seu site por meio de um dispositivo móvel e ele apresenta problemas para carregar, isso vai afastar aquele usuário e irá fazer com que sua empresa perca um potencial cliente.

Além disso, um site que gere uma experiência desagradável ao usuário é visto como sendo pouco profissional, o que mancha a imagem da sua empresa.

4- Melhora o SEO

O SEO é muito importante para qualquer site que deseje estar otimizado para os buscadores da internet, principalmente o Google.

Isso vai permitir que o seu site seja encontrado dentro dos primeiros resultados de uma busca no Google, o que aumenta as chances de que o seu público encontre a sua empresa.

Um site com design responsivo é essencial na otimização, porque o Google considera como um dos principais fatores de ranqueamento, justamente, um responsivo, melhorando assim a posição dele nos resultados.

5- Fácil manutenção e Gerenciamento

As empresas, ainda mais as que são de menor porte, possuem pouco tempo para estar fazendo manutenção e realizando o gerenciamento do seu site.

Assim, um site com design responsivo é muito mais vantajoso, pois permite que a própria empresa realize as alterações, sem precisar contratar um profissional de fora, de maneira fácil e bastante rápida.

Outro ponto que torna mais fácil a gestão e a manutenção do site é que contando com um que seja responsivo, você vai ter somente um site para fazer as mudanças necessárias, ao invés de dois.

6- Taxa de rejeição menor

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam com seus sites é a taxa de rejeição, ou seja, a quantidade (em %) de visitantes que vão até um site e deixam ele após ver somente uma página.

Ter um site responsivo faz com que os usuários que o visitam passem mais tempo dentro dele, o que reduz assim a taxa de rejeição.

Os visitantes passarão a sentir-se mais propensos a clicar em outras páginas e a ler os conteúdos delas, explorando assim tudo o que a sua empresa oferece.

7- Alta taxa de conversão

Um site que tenha uma taxa de rejeição menor e que consegue manter os usuários por mais tempo dentro dele já consegue melhorar a experiência do usuário, gerando maior confiança e construindo uma autoridade.

Entretanto, isso melhora ainda mais quanto a taxa de conversão é alta, e as conversões obtidas podem ser as mais diversas, como uma compra realizada ou a inscrição nas suas newsletters.

As taxas de conversão de um site responsivo são muito maiores, ainda mais considerando que as pessoas tendem a converter mais utilizando smartphones.

Testar site responsivo: como saber se o seu site já é responsivo?

Você sabe como testar site responsivo?

Isso é algo que toda empresa precisa conhecer, para que ela saiba se o site que possui está ou não adequado a esse tipo de design.

Para você conseguir testar se o seu site já é responsivo ou não, há muitas ferramentas que ajudam bastante.

A seguir, mostrarei uma lista para você para de ferramentas gratuitas para saber se você já tem um site que é responsivo para qualquer dispositivo:

  • Adobe Edge Inspect
  • Google’s Mobile-Friendly Test
  • Chrome DevTools
  • HubSpot’s Marketing Grader
  • Mobile Test Me
  • Responsinator

Meu site não é responsivo, o que eu faço?

Se o seu site não for responsivo, após o teste em uma dessas ferramentas citadas anteriormente, então o que fazer para mudar isso?

Você vai ver mais a seguir a respeito do WordPress AMP, a melhor forma de transformar o seu site em um site responsivo.

WordPress AMP – Transforme seu site em site responsivo

O WordPress AMP trata-se de uma tecnologia que é parte do Google AMP, sendo ela de código aberto e que serve para ajudar os usuários a estarem criando versões de seus sites que sejam otimizados.

O objetivo é permitir que esses sites possam carregar de forma mais rápida nos dispositivos móveis, o que é parte importante para que um site torne-se responsivo.

O Google AMP age permitindo que você possa vir a criar uma versão duplicada do seu site, para isso fazendo uso da linguagem AMP HTML.

O mecanismo utilizado então vem a eliminar qualquer tipo de elemento que comprometa o desempenho do seu site na internet e nos dispositivos móveis.

Você então conseguirá um site que seja mais rápido, mais estável e que carregue em menos tempo quando ele for acesso de qualquer dispositivo móvel, como smartphones ou tablets.

É possível instalar o WordPress AMP usando dois plug-ins:

Quanto custa um site responsivo?

Uma última dúvida que costuma ocorrer, e que você deve ter se perguntado, é quanto custa um site responsivo.

Há uma resposta única para essa pergunta? Infelizmente não, pois há fatores que fazem com que o preço de um site que seja responsivo mude.

A complexidade do projeto de criação do seu site pode também interferir no preço final a ser cobrado pelo site responsivo. Projetos complexos tendem a levar mais tempo para serem executados, então o valor tende a ser maior também.

A média de preço que você vai pagar, por um site desse tipo, é em torno de R$ 1.500,00.

Conclusão

Como você pôde ver, um site que seja responsivo é essencial para qualquer empresa, por isso é importante que a sua considere a criação ou a transformação do seu site para esse tipo.

Neste texto, mostrei a você tudo o que é preciso saber a respeito do assunto, incluindo o que é site responsivo e quais são os benefícios que ele pode proporcionar para a sua empresa.

Gostou do artigo de hoje sobre por que a sua empresa precisa de um site responsivo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 11 =