9 Dicas para escolher o melhor tema WordPress de 2021

Escolher o melhor tema wordpress é imprescindível para garantir que o seu site será um sucesso e conseguirá obter bons resultados.

Apesar de muitas pessoas considerarem como sendo uma tarefa extremamente tediosa, o fato é que ela é muito importante e deve ser feita com bastante cuidado.

Pensando em tudo isso, resolvi trazer esse artigo para mostrar 9 dicas para você escolher o melhor tema wordpress de 2021.

Por que usar o wordpress para criar um site?

Muitas pessoas perguntam-se por qual motivo devem usar o wordpress para criar um site, ao passo que existem várias outras opções de criadores de site na internet.

Existem diversas razões pelas quais usar o wordpress para criar um site para o seu negócio:

  • Ele é um CMS extremamente confiável
  • Ele possui ferramentas que lhe permitem saber se o seu site é SEO amigável
  • Ele tem uma enorme flexibilidade, podendo usar a versão básica ou completa, com muitos plugins e várias outras ferramentas
  • Ele é uma plataforma altamente segura
  • É simples utilizar e criar conteúdos em um site no wordpress
  • É uma ferramenta open source, ou seja, grátis!

WordPress em números

WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo, alimentando 34% de todos os sites na Internet. Além disso:

  • WordPress tem 60,8% do mercado de CMS;
  • O WordPress é responsável por 14,7% dos principais sites do mundo;
  • Mais de 500 sites são construídos todos os dias usando WordPress, enquanto apenas 60-80 por dia são construídos em plataformas como Shopify e Squarespace;
  • O diretório de plug-ins do WordPress apresenta mais de 55.000 plug-ins;
  • WooCommerce impulsiona 22% dos principais 1 milhão de sites de comércio eletrônico do mundo.

O que é template ou tema wordpress?

E você pode estar se perguntando: o que significa um tema ou template da wordpress?

Um tema wordpress nada mais é do que um conjunto formado por modelos de design que são responsáveis por determinar qual será o conceito visual de um site, assim como o layout interativo da interface dele.

Ele ainda pode ser descrito como sendo a moldura de um site que será preenchido com os conteúdos dele, apresentando-os assim de uma maneira que seja mais atraente para o público que visitará o seu site.

O que é melhor: criar um site do zero em wordpress ou usar um tema wordpress já pronto?

Uma dúvida que é bastante comum a respeito do tema wordpress é sobre se a melhor ideia é criar um site do zero em wordpress ou ainda utilizar um tema já pronto?

A resposta é que depende da sua necessidade, então para algumas pessoas usar um tema pronto será a melhor opção, enquanto outras se sairão melhor com um site criado do zero.

Um tema wordpress já pronto reduz o tempo de criação do site e tem um custo mais baixo, o que é uma ótima ideia se você precisar obedecer algum prazo existente, por exemplo. Porém, é bem mais engessado não permitindo muitas personalizações!

Temas wordpress grátis x Temas pagos (premium)

Um outro questionamento muito comum sobre os temas wordpress é sobre qual a melhor opção para usar: temas grátis ou temas pagos (ou premium)?

Os temas pagos possuem uma enorme vantagem sobre os gratuitos, que é o fato de que ao ser comprado, ele pode ser utilizado em qualquer site dentro do wordpress.

De acordo com qual seja o tipo de licença do produto adquirido, esse tema pago pode ser usado em mais de um site.

Uma das maiores vantagens dos temas pagos é que você pode personalizá-los, considerando os seus objetivos e o que precisa para o seu site, deixando-o mais próximo da sua identidade visual.

Outra vantagem do tema premium, em comparação com os gratuitos, é que eles possuem uma enorme variedade de elementos, como conteúdo de marcação e layout.

Isso permite que você possa criar um site como desejar, alcançando assim resultados melhores do que se optasse por um tema simples, como os gratuitos.

Cuidados ao escolher temas wordpress

Quando você vai escolher o tema wordpress a utilizar no seu site, é preciso tomar alguns cuidados importantes.

Em primeiro lugar, cada um desses temas foi criado para atender a mercados distintos, então é preciso saber qual é aquele mais indicado para o tipo de site que está sendo criado.

Afinal, o objetivo é sempre que o tema ajude a complementar o seu conteúdo dentro do site, deixando-o mais atrativo para os visitantes.

Você precisa tomar cuidado para que o tema escolhido não acabe deixando o seu site extremamente lento ou ainda dificulte a mudança do tema, ou o uso dos plug-ins, por uma codificação feita da forma errada.

Tudo isso, portanto, precisa ser considerado no momento da sua escolha, para garantir que o resultado obtido em seu site seja o melhor possível.

9 Dicas para escolher o melhor tema wordpress

Vou mostrar a você, a partir de agora, as mais importantes dicas para escolher o melhor tema wordpress para o seu site.

Seguindo-as, você então vai garantir que a sua escolha vai ser a mais correta possível e irá ajudar a trazer melhores resultados para o site da sua empresa.

Vamos lá!

1- Evite temas exagerados (seja simples)

A primeira dica de como escolher o melhor tema wordpress de 2021 é apostar sempre na simplicidade, evitando assim temas que sejam exagerados.

Você vai encontrar temas que possuem layouts altamente complexos, diversas opções de cores e animações que são bastante atrativas.

Pode ocorrer sim de você vir precisar de algo desse tipo, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não será necessário.

A dica é que você procure sempre por um layout com design simples e que ajude o seu site a alcançar os objetivos estipulados.

Ele precisará ter uma aparência muito boa, é claro, mas isso sem estar comprometendo a simplicidade e a usabilidade do visitante do site.

2- Responsivo não é opcional

Os temas responsivos são obrigatórios nos dias atuais, e não mais algo opcional que você pode escolher usar ou não.

Esse tipo de tema ajuda no ajuste do layout do seu site para os mais diferentes tamanhos de tela e para os mais variados dispositivos móveis.

Como o tráfego na internet vem a partir do uso dos dispositivos móveis nos dias atuais, então é essencial que o seu site seja responsivo para melhorar a experiência dos usuários.

Além disso, o próprio Google ranqueia melhor os sites que são otimizados e responsivos, mostrando-os entre os primeiros resultados de uma pesquisa feita pelo celular.

Hoje em dia, a maior parte dos temas wordpress é responsivo, mas ainda há aqueles que não possuem essa característica e que podem complicar bastante o resultado final do seu site.

3- Observe se o tema tem suporte para tradução

O wordpress é a plataforma de criação de sites mais utilizada do mundo e até 1/3 de todos os sites e blogs estão dentro dela.

Sendo assim, nada mais comum do que um número muito grande de sites está em outros idiomas que não o inglês, como é o caso dos sites do Brasil.

Assim, é importante que você garanta que o tema escolhido tem suporte para tradução, caso futuramente deseje criar um site que seja multilíngue.

4- Plug-in de construtor de sites: escolha um fácil de editar

Os construtores de páginas tratam-se de plug-ins do wordpress que permitem aos usuários criarem os layouts das páginas por meio da opção de arrastar e soltar.

Existem diversos temas premium wordpress que já vêm com os construtores de páginas instalados de forma prévia, com alguns deles sendo usados para desenvolver o tema.

Você poderá então estar criando designs para o seu site de maneira personalizada sem que seja preciso escolher qualquer linha de código.

E quais são os melhores plug-ins de construtor de sites? Veja a lista a seguir:

  • Construtor WP Beaver
  • Divi
  • Elementor
  • Construtor de sites do Visual Composer
  • Construtor Themify

5- O fornecedor do tema oferece suporte?

Uma dúvida bastante comum a respeito de como escolher o tema wordpress é saber se o fornecedor do tema oferece ou não suporte.

Os bons desenvolvedores, em grande parte, oferecem sim suporte para os clientes tendo como base os fóruns ou os tickets, facilitando assim o contato e a ajuda que você precisa.

Você deve sempre observar os fóruns para saber se o desenvolvedor ou fornecedor do tema responde às solicitações dos clientes de maneira rápida e eficaz.

A dica é, portanto, sempre optar por um tema que possua um ótimo suporte, pois você irá precisar dele em algum momento e não tê-lo pode colocar em risco o alcance dos seus objetivos, caso não tenha a ajuda necessária.

6- SEO friendly: o tema favorece o rankeamento no Google?

O tema wordpress é muito importante em termos de ranqueamento do Google, por isso mesmo é que você precisa buscar por um que seja SEO friendly, ou SEO amigável.

Quando você foca apenas na aparência do tema, isso pode ocasionar problemas, pois ele pode gerar, por exemplo, um HTML que seja mal codificado, afetando diretamente o desempenho do seu site nos resultados dos buscadores.

No caso de quem está iniciando, é difícil fazer uma análise do código fonte de um determinado tema atuando sozinho.

Assim, o melhor é optar pelos temas premium, que permitem que você saiba que as páginas do seu site serão realmente otimizadas por meio do SEO.

7- Veja como outros especialistas avaliam este tema

Uma dica que fará enorme diferença no momento de escolher o melhor tema wordpress de 2021 é ver como outros especialistas avaliam aquele tema em questão.

As avaliações feitas pelos usuários estão entre os indicadores mais sólidos que você pode ter para saber se um tema realmente é ou não vantajoso.

O melhor é que você pode encontrar essas avaliações tanto para os temas gratuitos quanto os premium, o que facilita então saber quando vale a pena optar por um que tenha ótimas avaliações.

8- O tema é leve e carrega rápido?

Um tema para wordpress precisa ser leve, pois ele irá permitir que o seu site fique com uma maior velocidade e carregue mais rápido.

A velocidade de um site, aliás, é um fator que conta muito na otimização dele, podendo ajudar ou prejudicar no ranqueamento no Google.

Se você optar por um tema muito pesado, que faça com que seu site leve mais de 3 segundos para carregar, então isso irá afastar os visitantes.

Para conseguir um tema que seja leve, você precisa então que ele envie o mínimo possível de solicitações do servidor e aproveite o cache do navegador ao máximo.

9- É fácil personalizar e editar o tema?

Uma última dica para escolher o melhor tema wordpress é saber se ele é fácil de personalizar e de ser editado.

Os bons temas sempre possuem opções de personalização que são suficientes para que possa torná-lo o mais parecido possível com você.

Por outro lado, existem aqueles temas que não permitem nenhuma personalização pelo usuário, o que pode ser um problema para deixar o site com a sua “cara”.

Você deve sempre, portanto, procurar um tema que não tenha nem poucas nem excesso de opções de personalização do site.

Isso vai apenas deixar você de mãos atadas ou irá fazer com que seja preciso ser um especialista no design de sites para utilizá-lo, respectivamente.

Outro ponto que é importante saber para que você não escolha um tema com muitas opções de personalização, em excesso, é que ele pode tornar o seu site bem mais lento.

Onde comprar um tema wordpress premium e tema grátis (principais marketplaces)

Uma das dúvidas mais comuns que as pessoas possuem a respeito dos temas, sejam eles grátis ou premium, é sobre onde adquiri-los.

Qual é o local onde você pode comprar um tema pago ou conseguir um tema que seja grátis?

A seguir, mostrarei a você uma lista com os principais marketplaces onde encontrar um tema wordpress:

  • Themeforest
  • Template Monster
  • Diretório WordPress

Conclusão

Como você pôde ver, existem muitas opções de temas para sites wordpress na internet e por isso é importante saber como escolher o melhor para garantir bons resultados ao seu site.

Neste texto, mostrei a você as dicas mais essenciais para garantir que a sua escolha será eficaz, tendo em mente tudo o que precisa ser considerado para um bom tema wordpress.

Gostou do artigo de hoje sobre 9 dicas para escolher o melhor tema wordpress de 2021?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 20 =