10 Estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas

Tempo de leitura: 7 minutos

Usar estratégias de marketing digital para conseguir aumentar as vendas é o que todo empreendedor deseja, não é verdade? Se essa for a sua intenção, saiba que esse artigo foi feito para você para aprender  como aumentar suas vendas com marketing digital de maneira simples. Como você verá aqui, as melhores estratégias de marketing digital […]

Usar estratégias de marketing digital para conseguir aumentar as vendas é o que todo empreendedor deseja, não é verdade?

Se essa for a sua intenção, saiba que esse artigo foi feito para você para aprender  como aumentar suas vendas com marketing digital de maneira simples.

Como você verá aqui, as melhores estratégias de marketing digital podem gerar resultados incríveis e o melhor é que você não irá ter dificuldades para implementá-las.

Portanto, não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre este assunto e mudar a realidade do seu negócio!

Por que você deveria usar marketing digital

O marketing digital é importante porque ajuda na promoção da sua marca, bem como dos seus produtos e serviços, dentro do ambiente digital, utilizando diversas plataformas que estão disponíveis.

É o caso das redes sociais e do e-mail marketing, por exemplo, o que permite conversar de forma mais próxima com os seus potenciais clientes.

O grande diferencial que faz com que usar o marketing digital na sua empresa seja tão importante é a possibilidade de estar mensurando os resultados em tempo real.

Essa possibilidade torna o marketing digital diferenciado, permite que você economize tempo e dinheiro, e ainda personalize as suas ações.

Através de diversas métricas, você poderá saber quais são aquelas estratégias de marketing digital que estão tendo bons resultados e as que precisam ser modificadas ou eliminadas.

Além disso, por meio de métricas como custo de aquisição por cliente, ou CAC, você poderá saber quanto está investindo em marketing para conseguir cada novo cliente para sua empresa.

Métricas como taxa de cliques ou de abertura, usadas no e-mail marketing, permitem que você saiba quais são as mensagens que estão sendo lidas pelos leads e trazendo retornos efetivos.

Todas essas informações são importantes dentro do marketing digital e irão influenciar diretamente nos resultados obtidos pela sua empresa.

Veja as melhores estratégias de marketing digital

A partir de agora, mostrarei a você as melhores estratégias de marketing digital para utilizar na sua empresa e aumentar as suas vendas.

Vamos lá!

#1. Defina muito bem seus clientes

A primeira estratégia de marketing digital que você precisa colocar em prática é a definição dos seus clientes.

Para conhecer bem os seus clientes, você precisa ter informações a respeito da idade deles, do nível educacional, do nível de renda, da localização e dos interesses que ele possui.

Você precisa conhecer bem o seu público para que consiga direcionar as estratégias para ele, alcançando assim melhores resultados.

Para empresas que já tenham uma base de clientes, o melhor a se fazer é perguntar a eles diretamente a respeito dos interesses que possuem e aprender mais sobre as intenções que eles possuem.

Tudo isso irá permitir que seja construída uma estrutura bem mais poderosa em termos de campanhas de marketing digital, melhorando assim os resultados.

#2. Faça um bom site

Uma segunda estratégia de marketing digital que é muito importante é fazer um bom site para sua empresa.

Afinal, o seu objetivo máximo é que os clientes comecem a vir até a sua empresa, e o local principal do seu negócio na internet é o seu site.

Quanto mais componentes o site tiver para obter sucesso, melhor serão os resultados que você vai obter em termos de conversões.

O site não deve ser uma estrutura criada apenas para que poucas pessoas visitem, mas deve fazer parte da sua estratégia de marketing e deve contribuir para o funil de vendas.

As páginas do site devem ter, em sua maioria, uma calltoaction, de modo que seja possível convencer os usuários a realizarem uma ação desejada, como baixar um e-book grátis ou fazer uma compra.

O site também é essencial para que você possa capturar o contato dos leads, de modo a incluí-los em sua estratégia de e-mail marketing, construindo uma boa relação com eles através da nutrição desses potenciais clientes.

É muito importante você ter em mente que o seu site precisa estar bem otimizado, fazendo para isso uso das técnicas de SEO, garantindo assim que ele será exibido dentro dos primeiros resultados nas pesquisas no Google.

#3. Tenha um blog

Além de ter um site para sua empresa, uma outra estratégia de marketing digital que é mais do que essencial é ter um blog, e se você ainda não tem, já passou da hora de começá-lo.

O blog é uma ferramenta que realmente funciona para qualquer empresa e em qualquer estratégia de marketing, por isso mesmo não pode ser deixada de lado.

Você precisa ter em mente que no blog é importante estar fazendo apenas publicações que realmente sejam relevantes e de valor para a sua audiência, sempre respeitando uma constância saudável para sua empresa.

Evite o erro de tentar postar em excesso sem qualidade ou de fazer apenas postagens esporádicas, pois as duas estratégias são erradas.

#4. Avalie e crie conteúdo relevante

O conteúdo que você vai criar para o seu público precisa ser relevante para ele, não adianta postar qualquer coisa em seu blog e acreditar que isso trará bons resultados.

Você precisa entender exatamente o que realmente é importante para o seu público, para então criar mais conteúdos a respeito daqueles temas específicos.

Uma forma de fazer isso é buscar entender o que a sua audiência mais procura em seu site, pois por meio dessa avaliação, você poderá saber o que os seus potenciais clientes querem saber.

A pesquisa feita vai ajudar você a saber o que postar futuramente em seu site, o que será essencial para melhorar os resultados e aumentar assim as suas vendas.

Uma dica é fazer uso do Google Analytics, ferramenta que permite a você fazer um rastreamento de dados e obter informações sobre as páginas mais buscadas pelo seu público em seu site, e que são os temas de maior interesse deles.

#5. Tenha uma estratégia que cria valor

Quando você vai criar e aplicar uma estratégia de marketing, o mais importante é que ela gere valor para os seus clientes.

O marketing de conteúdo e o inbound marketing têm como foco principal, justamente, a criação de valor para o seu público.

Você pode criar valor para seus clientes oferecendo mais do que ele está comprando, sendo essa uma das estratégias principais que qualquer empresa utiliza.

Os clientes desejam que a sua empresa entregue um valor adicional, oferecendo algo a mais em troca, então a criação de estratégias valiosas faz uma grande diferença dentro do marketing digital.

#7. Dê o melhor motivo para seu cliente comprar

Você precisa dar motivos para que o seu cliente venha a comprar da sua empresa, afinal, em meio a tantas opções no mercado, por que ele escolheria o seu negócio ao invés do concorrente?

Assim, você deve se colocar no lugar do seu cliente e pensar: por que eu compraria dessa empresa? Por que eu escolheria esse produto?

Os motivos que você pode dar são, por exemplo, oferecer cupons de desconto para alguns produtos ou ainda ofertar algum produto adicional gratuito.

Usar mensagens persuasivas e frases de chamariz também são opções para chamar a atenção do cliente, passar para eles uma maior confiança e garantir que vão comprar da sua empresa.

É aqui que uma boa campanha de e-mail marketing fará uma enorme diferença para que você consiga aumentar as suas vendas, fazendo uso do envio de conteúdos exclusivos e valiosos para seus leads.

Mais à frente, vou falar melhor a respeito do e-mail marketing para você.

#8. Destaque-se nas redes sociais

As redes sociais são extremamente importantes no mundo dos negócios na atualidade, por isso mesmo é que se torna essencial destacar-se dentro delas.

Essas plataformas precisam estar incluídas em suas estratégias de marketing digital.

Você conseguirá, por meio delas, ter um primeiro contato de maior qualidade e com mais importância com seu potencial cliente.

Os conteúdos criados nas redes sociais precisam ser simples e objetivos, indo direto ao ponto, para evitar perder a atenção do usuário.

As redes sociais, como o Instagram, permitem que você publique conteúdos em diversos formatos e é preciso entender qual é aquele que gera mais interesse do seu público.

Os vídeos, sem nenhuma dúvida, são tipos de conteúdos que ajudam a prender a atenção das pessoas de imediato, então você pode utilizá-los para aumentar vendas com marketing digital.

Publicar vídeos com no mínimo 30 segundos e no máximo 2 minutos é uma ótima dica de como fazer conteúdo de qualidade e valioso para sua audiência.

Além disso, quando você criar anúncios pagos nas redes sociais, usar a estratégia de carrossel, com várias imagens em uma mesma publicação, que tenham uma sequência lógica, é uma excelente forma de atrair pessoas.

#9. Faça anúncios pagos (Google e Facebook ADS)

Os anúncios pagos são muito importantes como estratégias de marketing digital e cada vez mais empresas utilizam eles como uma forma de atrair mais leads.

Esses anúncios permitem que você consiga aumentar o alcance das publicações dentro dos mais diversos canais online, como o Facebook e o Instagram, bem como o próprio Google.

Os usuários estão também mais propensos a clicarem em um anúncio que está de acordo com aquilo que os interessam, por isso que a segmentação da publicidade online é tão benéfica.

Quando você cria um anúncio no Instagram, por exemplo, poderá segmentá-lo para que ele alcance um público bastante específico, o que gera mais chances de conversões.

Usar anúncios pagos no Google é uma forma de conseguir colocar o seu site no topo da primeira página de resultados desse buscador, alcançar assim mais cliques e acessos em menos tempo.

#10. Use o e-mail para se conectar com os clientes

Por último, não há como não falar sobre o e-mail marketing, que eu já comentei anteriormente com você.

Essa é uma estratégia que ajuda bastante a aumentar as vendas da sua empresa, pois é focada no envio de mensagens para potenciais clientes, respeitando a etapa em que cada um deles está no funil de vendas.

Você precisa criar uma lista de contatos para enviar mensagens, conseguindo a através do uso de páginas de captura em seu site ou blog.

Em geral, você vai precisar oferecer algo ao seu visitante em troca do contato de e-mail dele, o que pode ser um e-book grátis, por exemplo, ou outra isca digital.

Após conseguir os contatos, você então deve colocar em prática a estratégia, baseada na nutrição desses potenciais clientes com mensagens que estejam relacionadas com a etapa do funil de vendas onde cada um se encontra.

O envio de mensagens de maneira constante permite que você possa ir criando um relacionamento com esses potenciais clientes e perceba quais são aqueles que poderão ser convertidos em clientes de verdade.

Para isso, você deve usar métricas como taxa de cliques e taxa de aberturas, para saber quais leads estão mantendo interesse no que é enviado para eles e podem vir a tornar-se clientes da sua empresa.

É importante ressaltar que e-mail marketing é uma estratégia real e baseada na criação de um relacionamento com o cliente.

Isso significa que o envio de spam ou a prática de mala direta, que muitas empresas ainda usam, não é construir um relacionado com um lead.

Uma opção para garantir que a sua estratégia vai ter sucesso é optar pela automação do e-mail marketing, através de ferramentas específicas.

Com elas, você vai poder definir conteúdos específicos para serem enviadas em mensagens em dias determinados, o que irá ser feito de forma automática e programada, sem que haja necessidade de preocupação é realizar tudo manualmente.

Como escolher uma agência de marketing digital?

Uma dúvida que costuma surgir para muitas empresas é sobre como escolher uma agência de marketing digital.

Você sabe como fazer isso?

Se a sua resposta é não, a seguir irei mostrar uma lista com dicas simples e que farão muita diferença para a escolha de uma agência de marketing digital de qualidade e confiança:

  • Conheça a agência e saiba qual a reputação dela
  • Conheça os serviços oferecidos pela agência
  • Avalie quais são os preços oferecidos e os prazos para entrega do serviço

Conclusão

Como você pôde ver, as estratégias de marketing digital, quando bem planejadas e construídas, podem ajudar a aumentar muito as vendas do seu negócio.

Neste texto, mostrei a você aquelas que considero como sendo as estratégias de maior eficácia dentro do marketing digital para gerar mais conversões e aumentar a lucratividade da sua empresa.

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