10 boas práticas de um design de site que converte!

Quando as pessoas falam sobre design de site, muitas dúvidas costumam surgir a respeito do assunto, principalmente no que diz respeito a como ele pode ajudar um site a converter mais.

Essa é a razão pela qual é imperativo que você pratique boas práticas de design de sites que têm um impacto direto nas conversões. O objetivo não é apenas tornar o seu site bonito, mas também garantir que ele atue como uma máquina de conversão funcional.

Uma grande parte das empresas ainda não atentam-se a isso, o que acaba sendo um problema enorme, afetando os visitantes do site e nas conversões alcançadas.

O objetivo desse artigo, portanto, é mostrar 10 boas práticas de um design de site que converte de verdade.

Seguindo essas dicas de design para sites, você poderá ver como seus resultados serão os melhores possíveis.

Acompanhe!

Como o design de um site afeta o seu visitante

O design de um site tem um enorme impacto sobre ele e afeta diretamente o visitante que chega até essa página na internet.

94% das primeiras impressões serão baseadas exclusivamente no design do site. Portanto, antes que os visitantes de seu site leiam uma única palavra, eles terão formado uma impressão de sua empresa através do seu site.

O design de um site é tão importante quanto o conteúdo dele, pois sem que você invista em um design de qualidade, o que haverá é a perda de visitantes, que não irão sequer preocupar-se em ler o que você escreveu.

O design é importante porque satisfaz os visitantes visualmente, mas possui ainda outros pontos d impacto, como na otimização do site e nas taxas de conversão alcançadas.

Falando especificamente em como o design afeta as taxas de conversão, um infográfico da ZippyCart.com, os elementos da redação de um design podem aumentar as conversões em mais de 4%.

Além disso, o uso das cores certas para o design, de acordo com a psicologia das cores, como vermelho e preto para as manchetes e o azul escuro para os botões de ação, fazem uma enorme diferença nas conversões no seu site.

Veja o que é indispensável em um design de site profissional!

Agora é a hora em que mostrarei para você as boas práticas de um design de site profissional que converte de verdade.

Essas práticas são essenciais e é por isso que você precisa considerá-las para ter a certeza de que os bons resultados por meio do seu site irão aparecer!

1.   Uma paleta de cores forte, mas limitada.

Fonte: i.pinimg.com

Uma paleta de cores fortes é uma boa prática de design de site que ajuda a converter, mas é preciso que ela seja limitada.

Uma paleta de cores forte é muito importante para criar uma coesão de tudo aquilo que a sua marca apresenta no mercado, sendo essencial para o design de um site moderno.

As empresas precisam ter cores primárias e cores secundárias, o que ajuda a dar um espaço de manobra muito maior para que elas possam trabalhar novos elementos dentro do site.

Isso significa utilizá-las em uma página inicial, na página de destino ou mesmo no blog dentro do site.

O número de cores que você vai usar no design do seu site é importante porque irá impactar diretamente o resultado obtido.

O uso de muitas cores acaba por causar distrações visuais, por isso mesmo que a maioria dos designs de um site moderno não usa mais do que duas ou três cores, no máximo, nos elementos principais.

A simplificação da sua paleta de cores do site ajuda a aumentar o foco e por isso é preciso ter um limite para evitar resultados negativos.

2.  Muito espaço em branco

O espaço em branco é algo extremamente atraente nos designs de sites modernos, por isso mesmo deve ser bastante considerado por você.

Mas o que significa espaço branco?

Nada mais é do que a quantidade de espaço considerado como “vazio” que existe entre os elementos das suas páginas, o que inclui as margens e a barra lateral, por exemplo.

É preciso haver espaço entre os elementos de cada página do seu site, para que eles possam “respirar”.

Crie foco e ênfase

Se o seu site está cheio de elementos, colados uns nos outros, isso vai acabar não gerando atenção do visitante, ocasionando problemas para você.

Você precisa projetar e planejar o seu site contendo espaços em branco entre os elementos, o que vai gerar um design mais “clean”, facilmente organizado e melhor visualizado pelos usuários.

Atualmente, os sites têm buscado adaptar-se a um estilo que é bem mais minimalista, então estar mantendo espaços abertos nas páginas permite que o usuário possa navegar nas suas páginas com mais facilidade.

3.   Imagens responsivas do herói

Um site com um bom design deve conseguir atrair a atenção do usuário, de modo que ele possa passar os olhos por todos os elementos de cada página.

A melhor forma de fazer isso é por meio da incorporação de imagens de qualidade e vívidas de heróis de alta qualidade.

A imagem do herói é aquela que captura a atenção do usuário de imediato, fazendo com que ele sinta-se atraído por ela e continue navegando pelo seu site.

Isso deixa claro que você deve usar essas imagens responsivas de heróis por todo o site, de modo que garanta que os visitantes poderão estar sempre olhando para todas as páginas.

4. Frases de chamariz valiosas (CTA – call to actions)

Um design de site moderno deve aumentar as conversões para a empresa, o que significa conseguir converter os visitantes em leads e em clientes.

Para garantir que você vai conseguir atrair mais pessoas a buscar por esses conteúdos exclusivos, é muito importante fazer uso de chamadas de ação ou call to actions.

CTA convidando a testar ferramenta

As CTA devem ser incorporadas ao design do site de maneira estratégica e são essenciais para garantir que você vai poder conseguir o contato dos seus visitantes ou orientá-los a tomar uma ação planejada, seja fazer uma ligação ou baixar um ebook.

Esse é um ponto essencial porque é por meio dessas informações de contato que você vai conseguir manter uma conversa com seus leads, até conseguir converter todos eles em clientes.

5.  Projetos de cartão coesos

O uso de projetos de cartão coesos é uma boa prática que está se tornando bastante popular em design de sites que são minimalistas.

Esses cartões ajudam bastante os visitantes a estarem consumindo o conteúdo do seu site com maior facilidade, já que eles ajudam a agrupar imagens e textos, de modo a produzir um elemento que seja mais atraente.

O uso de cartões dentro do design do site da sua empresa poderá ajudá-lo a ter uma aparência que seja mais organizada e mais limpa.

Além disso, promove uma experiência melhor ao usuário, por meio da divisão do conteúdo em partes que são menores, o que é essencial para se obter melhores resultados e converter mais.

6.   Vídeos de produtos de alta qualidade

Os vídeos estão entre os formatos de conteúdos de maior popularidade nos dias atuais, por isso mesmo vale a pena adicionar vídeos de produtos de alta qualidade para usar no site da sua empresa.

Esse tipo de conteúdo pode ajudar a dar um destaque maior à sua marca, mostrando o que ela tem para oferecer para os clientes.

Mais de 90% dos clientes costumam assistir vídeos online quando estão fazendo buscas a respeito de produtos e serviços, então isso mostra que esses conteúdos podem sim ter um enorme impacto no momento da tomada de decisão.

Os vídeos mais curtos falando sobre os produtos permitem que o cliente da sua empresa possa ter uma maior compreensão do valor oferecido a ele, sem que seja necessário assistir conteúdos muito longos e profundos.

7.   Limpe a codificação de back-end

Existe um elemento dentro do design de site moderno que é importante, mas que não é possível percebê-lo de forma fácil visualmente.

Entretanto, a importância dele é enorme quando falamos a respeito da funcionalidade do site da sua empresa.

Atrás de cada site existente na internet, existe uma quantidade enorme de códigos de back-end, que são responsáveis pelo desempenho do seu site.

A codificação correta de um site é essencial para que ele possa funcionar perfeitamente, carregando de maneira rápida e gerando uma navegação com maior eficiência.

Tudo isso é essencial para que você possa converter mais visitantes do seu site em leads e em clientes reais.

Por isso, é muito importante que haja um maior cuidado com a codificação do back-end e a limpa dele, tornando mais fácil que se possa manter o site em funcionamento, além de escrever e navegar por ele.

8. Design amigável

O design amigável é um elemento e uma boa prática muito importante dentro do design de site moderno.

Por meio dele, você projeta então o seu site visando o usuário, e não somente conseguir aumentar o ranqueamento nos buscadores da internet.

O grande problema das empresas é, justamente, que elas estão sempre em busca de serem classificadas em uma melhor posição pelo Google, tentando então realizar ações boas para esse buscador e ruins para os usuários.

Se o seu objetivo é obter mais conversões, então a importância dentro do design de site deve ser inversa, um site amigável deve preocupar-se com o usuário, antes de ter em mente um ranqueamento melhor no Google.

9.  Elementos de otimização de SEO

O design de site e o site em si devem ser projetados, como mencionei anteriormente, para o usuário, mas entretanto, isso não quer dizer que a otimização pelo uso dos elementos de SEO não é importante.

Há muitos elementos de design modernos de sites que ajudam a melhorar bastante o SEO do seu site, sendo vários deles impossíveis de se verificar visualmente.

É o caso da codificação de back-end das páginas e das postagens do seu site, comentada anteriormente.

Várias técnicas como uso de tags de título, das meta tags e dos códigos HTML ajudam o seu site a ficar melhor ranqueado dentro do Google.

Por isso mesmo é que você deve estar certo de que todos esses elementos serão preenchidos corretamente, garantindo que eles vão ser muito relevantes para o seu site e para a classificação dele nos buscadores.

10. Otimização de velocidade

Por último, uma outra boa prática de design de site que converte é a questão da otimização de velocidade de site.

Esse é um elemento muito importante do design que jamais deve ser esquecido por você, sob o risco de não obter os bons resultados esperados.

Isso porque hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais exigentes e possuem cada vez menos paciência, desejando então que tudo seja mais rápido.

O resultado é que os usuários querem que o seu site carregue imediatamente após ser acessado, e caso o tempo de carregamento ultrapasse 3 segundos, elas irão deixar o seu site e dificilmente irão voltar.

Você não deseja, portanto, que os seus potenciais clientes tenham uma má imagem da sua empresa e do seu site pelo fato de que ele é lento, o que faz a otimização da velocidade ser essencial.

Conclusão

Como você pôde ver aqui, existem algumas práticas que são essenciais no design de site para permitir que ele ajude a converter mais para a sua empresa.

Neste texto, mostrei a você quais são essas práticas e como cada uma delas impacta positivamente no design do site da sua empresa, portanto, comece a aplicá-las hoje mesmo.

Gostou do artigo de hoje sobre as 10 boas práticas de um design de site que converte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =